Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pobres ingratos

Pobres é fácil de perceber de onde veio.
Milhões lutam dia e noite por conseguirem manter os luxos desta vida durante mais um mês.
Um tecto, água, comida, electricidade, com sorte educação e uma vida para os seus filhos.
Uma "crise" que vamos pagando, descontando, e recreando a nossa vida, girando à volta do que cada vez é mais escasso.
Com sorte, nada de pior nos acontece.
Talvez sejamos assaltados a meio da viagem, talvez adoeçamos e não tenhamos dinheiro para o médico ou para os medicamentos.
Com sorte, façamos o papel de coitadinhos e tudo correrá bem.

Desprovido do derradeiro luxo que é o carro, fui hoje (como em todos os outros dias) de transportes públicos para Lisboa, com apenas um ligeiro desvio da rotina na zona de Belém.
"Que pena, não vou poder ver belo do novo museu dos coches" - pensei eu...
Mas algo me chateou mais do que a interrupção dessa minha rotina, e também não foi o facto de não poder ver a Merkel de perto.

A parte dos ingratos entra aqui.
Temos um país de corruptos, de partidos de interesseiros, com um povo indeciso entre a Gabriela e a Casa dos Segredos.
No entanto quando alguém vem acertar o passo, a este país de miséria mental, "tem lá calma, que eu estou bem como estou, tu não mandas em mim"
Manifestações da "Merkel não mandas aqui" fazem-me pensar.
Será que também houve manisfestações no Campus de Justiça a pedir a cabeça no espeto do Oliveira e Costa?do filho? do Duarte Lima? do Vitor Raposo?
Sinceramente não me lembro...
Mas lembro de estes mesmo roubarem directamente milhares de milhões a tantos portugueses, mas a esses o povo diz "Olha o que é que se há-de fazer".

Na minha universidade apercebi-me de uma metáfora engraçada.
Quando o cão se alivia no relvado, é uma falta de educação do dono, a destruir aquele ambiente sagrado, como é possível alguém ser tão insensível para com os outros...
Quando os policias a cavalo deixam a rotunda coberta de adubo natural, é perfeitamente tolerável para quem passa.

-----------------------------------------------------------------------------

PS: Muitos mais textos estão por sair, mas pouco tempo tem havido para os acabar...

Sem comentários:

Enviar um comentário