Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sinestesia

Só há pouco tempo é que descobri algo que me tenho desde que me lembro.
"Sofro" de sinestesia.
Não causa nenhum tipo de sofrimento, mas causa-me grande confusão em perceber algumas coisas aqui e ali.
Para quem não sabe sinestesia é a capacidade que o cérebro tem de ligar/conectar duas secções de conhecimento ou compreensão.
Quando digo ligar digo que quando se compreende algo, é também e automaticamente compreendido de outra forma.

Num programa que vi, um homem relacionava qualquer tipo de palavra com um tipo de alimento ou refeição.
Palavras parecidas davam na realidade...comidas parecidas...mais pitada menos pitada.

Antes de revelar como vejo o mundo escrito, esclareço aqui que a maior parte de nós têm alguns vestígios dessa "doença" que nos faz relacionar dois conceitos a um nível subconsciente.

Provavelmente já conhecerão este teste.
Se vos der a opção a opção de darem um nome a cada uma destas formas, e as opções foram "Bouba" e "Kiki", provavelmente darão o ultimo nome à forma da esquerda e o primeiro à da direita.
Sem uma razão aparentemente lógica.

A minha sinestesia involve letras, números, e cores.

Estes são os meus algarismos:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

E estes algumas das minhas letras:

A B C D E F G


Isto torna difícil compreender certas palavras ou certos números pois por vezes as cores que lhes associo são mais vibrantes e mais perceptíveis do que o seu verdadeiro significado.
Por vezes ajuda, pois a cor fica mais facilmente impressa na minha memória, de modo que sou capaz de decifrar o que era, pela ordem das cores que memorizei.


Sem comentários:

Enviar um comentário