Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Piadas


Ora, hoje deparei-me com uma piada de um dos mais conhecidos comediantes de stand-up dos nossos dias: Dane Cook
É engraçado (sem ter piada nenhuma)porque esta piada foi feita em tão pouco tempo que me leva a pensar que ele estava bêbedo num bar depois de ter ido ver o filme "The Dark Knight Rises" sozinho, e teve a brilhante ideia para esta piada:

"So I heard that the guy came into the theater about 25 minutes into the movie ... And I don’t know if you’ve seen the movie, but the movie is pretty much a piece of crap ... yeah, spoiler alert.”

E assim continua... “I know that if none of that would have happened, pretty sure that somebody in that theater, about 25 minutes in, realizing it was a piece of crap, was probably like ‘ugh f*cking shoot me."

A piada seria naturalmente mais engraçada, se a intenção não fosse mais do que chamar atenção para um comediante a morrer, mas talvez não seja a atenção que ele queira de qualquer das maneiras.
Sim, seria mais engraçada.
A piada toda está realmente na tentativa de perceber de que planeta fora do sistema solar é o Dane.
Como é que é possível a alguém no mesmo universo que eu dizer que uma das melhores conclusões de uma trilogia, um dos mais esperados e aclamados filmes do ano, is just a piece of crap.
E só vendo os primeiros 25 minutos!

Ok se calhar não é isso então.
Será que a piada era mesmo gozar com o facto das pessoas que foram a um filme num pacato cinema no Colorado, quererem morrer numa sala de cinema porque o filme é...mau?
Dito assim até tem piada não tem?
Tem piada do quão estúpida a piada tem, mas até me sinto mal por rir dessa mesma estupidez.

Por isso, vamos pensar que isto era mesmo uma piada, "ingénua" e sem pensar no seu impacto (Impacto, pff...até o estou a valorizar).
Se virmos neste ponto de vista acho que podemos aplicar aquela secção do nosso cérebro (não que eu realmente saiba como é que ela se chama) que nos desliga emocionalmente de outras pessoas, baseando-se apenas na distância e não na gravidade da situação.
Penso que o Pessoa tinha um poema sobre isto também.
Mas eu lembro-me, eu lembro-me que algo há milhões de anos aconteceu nos fez começar a sentir algo pelos outros, nos fez ligar emocionalmente a pessoas e eventos, e eu lembro-me que isso se chamava inteligência.
Essa marota que é tão rara neste planeta.
Não, não é uma piada acerca de muitas pessoas não serem abençoadas com a mesma, é genuinamente raro pois não vemos baratas a irem ao funeral dos seus amigos espezinhados, talvez vejamos elefantes a formarem algum tipo de rituais a lembrarem o elefante que agora jaz em ossos aos seus pés.
Nunca veremos a formiga a filosofar sobre o quão parva ou injusta a sua sociedade é, da mesma maneira que nunca veremos Dane Cook a fazer uma piada menos patética, barata e insensível do que esta.

Outrora comediantes como George Carlin estavam da boca das noticias porque tinham dito e criticado com algo que todos sabiam e todos viviam mas ninguém gostava de falar, e faziam-no de uma maneira criativa e com substância que os tornaram lendas.
Não me dêem a desculpa de ser humor negro, para isso se confirmar, têm de existir duas condições extra, examinar e criticar uma situação obscura e tabu de um evento ou sociedade, e acima de tudo, não ser dita por Dane Cook.

Sem comentários:

Enviar um comentário